Eu acho que depois do Dark Knight, Watchmen e V de Vingança as coisas mudaram um pouco. Apesar de não agradar todos os fãs, foram ótimos filmes. Até mesmo o Homem de Ferro, que, como você disse, mudou um pouco a cara do Stark, mas acabou conquistando muita gente. [2].
Essas pequenas mudanças, na minha opinião se essas mudanças não agridem o personagem, não corrompem a imagen dele por assim dizer, não o mudam completamente não tem problema, problema são coisas tipo o filme da Mulher-Gato, aquilo é uma vergonha alheia para qualquer fã da DC.Por exemplo, os filmes do Batman do Nolan, ao mesmo tempo que tem bastante coisas fieis aos quadrinhos, tem outras que não foram tão fiéis assim como por exemplo o Espantalho só usar uma mascara, ou o Coringa que do Coringa das HQs só tem o visual e a risada, ele não é um verdadeiro palhaço do crime como nas HQs que mata as pessoas atraves de piadas e brincadeiras(como a flor acída), se formos comparar por exemplo o Coringa do Ledger e o do Nickolson o do Nickolson é mil vezes mais fiel aos quadrinhos em sua forma de matar as pessoas e até mesmo falar, oque não tira do Ledger o seu brilhantissimo Coringa, foi uma ótima reinterpretação do personagem que está até influênciando as HQs atualmente, a alma do Coringa das HQs está presente em ambas as HQs, mesmo que eles tenham notaveis diferenças(afinal...o Coringa do Ledger nunca dançou com o diabo a luz do luar.).Enfim...oque quero dizer é que adaptações são necessarias, cinema é uma midia totalmente diferente das HQs, tentar fazer uma transferência literal do conteudo das HQs para o cinema se não for feito por alguem muito talentoso porde ser muito perigoso, alemd e para os fãs(ou pelo menos para min) seria meio chato já que eu li a HQ em que foi ''transferida'' para o cinema, tipo a unica diferença é que eu vou estar assistindo a HQ ao invés deler, não vai ter nada de novo, vai ser uma coisa deveras chata.Eu nem diria que as alterações feitas são para que o filme renda mais, e sim por uma questão de midias diferentes, certas coisas que funcionam nas HQs podem não funcionar no cinema e vice-versa.
Eu discordo sobre os filmes antigos dos X-Men, na minha opinião o 2 é muito bom, bem fiel a HQ e tals, é claro com algumas mudanças, mas na minha opinião ficou bom.
Eis os as melhores adaptações de uma HQ, na minha opinião:
- Watchmen
- Batman Begins e The Dark Knight
- Homen de Ferro
- Superman(I, II e Returns)
- X-Men 2
- Batman & Batman Returns(ambos do Burton)
As piores adaptações de uma HQ:
- Mulher-Gato
- Wolverine: Origens
- X-Men 3
- Quarteto Fantástico 1 & 2(o 1 nem tanto)
- Elektra
- Juiz Dredd(a primeira meia hora de filme é até bom, depois o filme desanda completamente).
- Batman Eternamente/ Batman & Robin(esse depende do ponto de vista...se vc for ver as HQs dos anos 50/60 do Batman é bem fiel).