REGRAS
Acredito que não precise me aprofundar muito nas regras de conduta, porque todos aqui são grandinhos e temos o mínimo de bom senso para saber o que pode e o que não pode. Mas resumindo:
Eu espero não tem quer puxar a orelha de ninguém, né.
SISTEMA
O problema dos RPGs de interpretação é que acaba sendo muito arbitrário em alguns pontos. Os personagens não caem a não ser que o mestre diga, ataques só dão certo se o mestre disser, e no fim das contas não é um RPG se você não puder realmente influenciar na história.
Então adicionamos dois elementos: a barrinha de vida (ali embaixo da minha foto) e os dados. Quando vocês estiverem postando mensagens, atenção para este botãozinho aqui:
Ou então: [ roll="d10" ] [ /roll ], sem os espaços. Vai ficar assim:
Como fica muito igual ao resto da mensagem, parecendo um número aleatório, prefiro que façam de uma cor diferente, ou que destaquem de algum modo, indicando:
D10:
Todos os dados estão disponíveis, mas nós utilizaremos um d10 para ataques, defesa e uso de habilidades específicas.
O bbcode do dado funciona dando um número aleatório (de acordo com o dado escolhido) que muda sempre que você editar a mensagem. Sendo assim, não tem como botar pra visualizar a mensagem e saber quanto vai tirar antes, espertinhos.
Ao falar em espertalhice, se ficar editando a mensagem de propósito ou escrever o número ao invés de usar o código, eu vou saber. ¬¬
Continuando, as habilidades que seu personagem possui determinam o que ele faz de melhor. Se seu personagem segue a carreira criminosa, ele possui Trapaça, tendo +2 de bônus para fazer qualquer coisa relacionada a isso, como fraudar um documento ou roubar uma bolsa. Todos os bônus e penalidades, pelo menos por enquanto, serão +2 e -2.
Os dados serão jogados por um personagem, depois o outro (ou a mestra), e quem tirar mais ganha. No 10 é um acerto crítico, 1 é erro automático, no empate a defesa prevalece.
No mais, a maioria dos desafios pode ser resolvida pela própria interpretação do personagem. Simples, certo?
Em caso de dano:
Punhos (Pessoa Fraca): 1D2 (1D4/2, no caso)
Punhos (Pessoa Forte): 1D4
Faca: 1D6
Pistola: 1D8
E por aí vai.
Se parecer que não está dando certo, é só bolarmos outro sistema com os dados.
MENSAGENS
O mais importante na hora de escrever é poder distinguir o que é o quê. Tem o off-game, o in-game, o que o personagem está fazendo, o que ele está falando e o lançamento do dado, quando tem.
Jeito errado de postar:
Ninguém precisa saber falar que nem 1800 e lá vai pedrada, mas não usem abreviaturas e gírias, pelamor.
Separem o jogo do offgame. E deixem dizer se acertou ou errou primeiro antes de partir pra próxima ação.
Jeito certo de postar:
Outra coisa: Quando falarem com outro personagem de jogador, usem negrito no nome dele. Porque as pessoas tem mania de não ler o que as outras escrevem e o diálogo se perde :P
EXPERIÊNCIA
Como podem ter percebido, não existe uma barrinha de experiência. Isso não quer dizer que os personagens não vão evoluir. Faremos da seguinte maneira: O jogo está dividido por atos. Ao final de cada ato, todos irão "upar", ou seja, receber uma habilidade (e talvez alguma penalidade) de acordo com o que realizaram naquele ato. Se seu personagem aprendeu a usar uma arma naquele ato, ele receberá a habilidade correspondente. Se ele entrou em uma briga de faca em um lugar público, ele será reconhecido por um tempo e temido por aqueles que lembrarem do fato, o que afeta seu diálogo com pessoas que o reconhecerem.
Algumas penalidades podem ser apenas temporárias. Fofocas são esquecidas e doenças são curadas, mas algo mais drástico, como perder um braço em um terrível acidente (isola!) fica pra sempre. Pelo menos eu acho.
Quanto a dinheiro, é de cada um o gasto e o ganho. Os assalariados ganharão seu salário de tempos em tempos ingame.
Bem, acho que já expliquei o suficiente para dizer "eu avisei" pros desavisados. Certo? Qualquer dúvida pode ser sanada neste tópico, e podem preencher suas fichas com calma. Só começaremos quando todas as fichas estiverem nos conformes e todo mundo estiver organizado.
Acredito que não precise me aprofundar muito nas regras de conduta, porque todos aqui são grandinhos e temos o mínimo de bom senso para saber o que pode e o que não pode. Mas resumindo:
- Seja legal com os coleguinhas.
- Jogo é jogo, vida é vida: não leve nada pro lado pessoal.
- Palavras feias não serão censuradas e fazem parte da interpretação, mas olha a boca suja!
- There will be blood. Não se assustem.
- Enquanto jogam, escrevam direito, como a professorinha da primeira série ensinou que é certo. Erros gramaticais tipo "çinto de siguranssa" quebram o clima :P
Eu espero não tem quer puxar a orelha de ninguém, né.
SISTEMA
O problema dos RPGs de interpretação é que acaba sendo muito arbitrário em alguns pontos. Os personagens não caem a não ser que o mestre diga, ataques só dão certo se o mestre disser, e no fim das contas não é um RPG se você não puder realmente influenciar na história.
Então adicionamos dois elementos: a barrinha de vida (ali embaixo da minha foto) e os dados. Quando vocês estiverem postando mensagens, atenção para este botãozinho aqui:
Ou então: [ roll="d10" ] [ /roll ], sem os espaços. Vai ficar assim:
- metalgeisha efetuou 1 lançamento(s) de dados d10 :
- 10
Como fica muito igual ao resto da mensagem, parecendo um número aleatório, prefiro que façam de uma cor diferente, ou que destaquem de algum modo, indicando:
D10:
- metalgeisha efetuou 1 lançamento(s) de dados d10 :
- 8
Todos os dados estão disponíveis, mas nós utilizaremos um d10 para ataques, defesa e uso de habilidades específicas.
O bbcode do dado funciona dando um número aleatório (de acordo com o dado escolhido) que muda sempre que você editar a mensagem. Sendo assim, não tem como botar pra visualizar a mensagem e saber quanto vai tirar antes, espertinhos.
Ao falar em espertalhice, se ficar editando a mensagem de propósito ou escrever o número ao invés de usar o código, eu vou saber. ¬¬
Continuando, as habilidades que seu personagem possui determinam o que ele faz de melhor. Se seu personagem segue a carreira criminosa, ele possui Trapaça, tendo +2 de bônus para fazer qualquer coisa relacionada a isso, como fraudar um documento ou roubar uma bolsa. Todos os bônus e penalidades, pelo menos por enquanto, serão +2 e -2.
Os dados serão jogados por um personagem, depois o outro (ou a mestra), e quem tirar mais ganha. No 10 é um acerto crítico, 1 é erro automático, no empate a defesa prevalece.
No mais, a maioria dos desafios pode ser resolvida pela própria interpretação do personagem. Simples, certo?
Em caso de dano:
Punhos (Pessoa Fraca): 1D2 (1D4/2, no caso)
Punhos (Pessoa Forte): 1D4
Faca: 1D6
Pistola: 1D8
E por aí vai.
Se parecer que não está dando certo, é só bolarmos outro sistema com os dados.
MENSAGENS
O mais importante na hora de escrever é poder distinguir o que é o quê. Tem o off-game, o in-game, o que o personagem está fazendo, o que ele está falando e o lançamento do dado, quando tem.
Jeito errado de postar:
FFFUUU pra você! Não escreva assim, NUNCA!Mestra eu qro bater nele comofas? Meu perso vai dize - adeus kra foi bom ti conhece ele bate nele quebra o nariz dele e corre rsrsrs
Ninguém precisa saber falar que nem 1800 e lá vai pedrada, mas não usem abreviaturas e gírias, pelamor.
Separem o jogo do offgame. E deixem dizer se acertou ou errou primeiro antes de partir pra próxima ação.
Jeito certo de postar:
Assim é um jeito mais livresco, e como mestra postarei assim, mas não é obrigatório. Também pode ser uma coisa mais roteirística:Megan levantou os olhos de seu livro para o homem que lhe interpelava.
- Deixe-me em paz, seu patife! - Ela exclamou, fechando o livro com violência e levantando-se. - Já lhe disse que não me incomodasse mais!
Os dois jeitos e suas variações são aceitáveis. Podem dividir o post usando quotes, cores diferentes, tracinhos, asteriscos. Não precisa ser todo mundo igual, só não deixem virar bumba meu boi de bêbado.Megan pára de ler e olha para a pessoa que lhe falava.
Megan: *Com raiva* Deixe-me em paz, seu patife! *Fecha o livro com violência e se levanta* Já lhe disse que não me incomodasse mais!
Outra coisa: Quando falarem com outro personagem de jogador, usem negrito no nome dele. Porque as pessoas tem mania de não ler o que as outras escrevem e o diálogo se perde :P
EXPERIÊNCIA
Como podem ter percebido, não existe uma barrinha de experiência. Isso não quer dizer que os personagens não vão evoluir. Faremos da seguinte maneira: O jogo está dividido por atos. Ao final de cada ato, todos irão "upar", ou seja, receber uma habilidade (e talvez alguma penalidade) de acordo com o que realizaram naquele ato. Se seu personagem aprendeu a usar uma arma naquele ato, ele receberá a habilidade correspondente. Se ele entrou em uma briga de faca em um lugar público, ele será reconhecido por um tempo e temido por aqueles que lembrarem do fato, o que afeta seu diálogo com pessoas que o reconhecerem.
Algumas penalidades podem ser apenas temporárias. Fofocas são esquecidas e doenças são curadas, mas algo mais drástico, como perder um braço em um terrível acidente (isola!) fica pra sempre. Pelo menos eu acho.
Quanto a dinheiro, é de cada um o gasto e o ganho. Os assalariados ganharão seu salário de tempos em tempos ingame.
Bem, acho que já expliquei o suficiente para dizer "eu avisei" pros desavisados. Certo? Qualquer dúvida pode ser sanada neste tópico, e podem preencher suas fichas com calma. Só começaremos quando todas as fichas estiverem nos conformes e todo mundo estiver organizado.
Última edição por metalgeisha em Dom Mar 06 2011, 22:40, editado 1 vez(es)