Garotas Nerds
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Garotas Nerds

Fórum para leitoras do blog Garotas Nerds


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Regras e Sistema

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Regras e Sistema Empty Regras e Sistema Qua Mar 02 2011, 19:11

metalgeisha

metalgeisha

REGRAS

Acredito que não precise me aprofundar muito nas regras de conduta, porque todos aqui são grandinhos e temos o mínimo de bom senso para saber o que pode e o que não pode. Mas resumindo:


  1. Seja legal com os coleguinhas.
  2. Jogo é jogo, vida é vida: não leve nada pro lado pessoal.
  3. Palavras feias não serão censuradas e fazem parte da interpretação, mas olha a boca suja!
  4. There will be blood. Não se assustem.
  5. Enquanto jogam, escrevam direito, como a professorinha da primeira série ensinou que é certo. Erros gramaticais tipo "çinto de siguranssa" quebram o clima :P


Eu espero não tem quer puxar a orelha de ninguém, né.

SISTEMA

O problema dos RPGs de interpretação é que acaba sendo muito arbitrário em alguns pontos. Os personagens não caem a não ser que o mestre diga, ataques só dão certo se o mestre disser, e no fim das contas não é um RPG se você não puder realmente influenciar na história.

Então adicionamos dois elementos: a barrinha de vida (ali embaixo da minha foto) e os dados. Quando vocês estiverem postando mensagens, atenção para este botãozinho aqui:

Regras e Sistema Demonst

Ou então: [ roll="d10" ] [ /roll ], sem os espaços. Vai ficar assim:

metalgeisha efetuou 1 lançamento(s) de dados d10 :
10

Como fica muito igual ao resto da mensagem, parecendo um número aleatório, prefiro que façam de uma cor diferente, ou que destaquem de algum modo, indicando:

D10:
metalgeisha efetuou 1 lançamento(s) de dados d10 :
8


Todos os dados estão disponíveis, mas nós utilizaremos um d10 para ataques, defesa e uso de habilidades específicas.

O bbcode do dado funciona dando um número aleatório (de acordo com o dado escolhido) que muda sempre que você editar a mensagem. Sendo assim, não tem como botar pra visualizar a mensagem e saber quanto vai tirar antes, espertinhos.
Ao falar em espertalhice, se ficar editando a mensagem de propósito ou escrever o número ao invés de usar o código, eu vou saber. ¬¬

Continuando, as habilidades que seu personagem possui determinam o que ele faz de melhor. Se seu personagem segue a carreira criminosa, ele possui Trapaça, tendo +2 de bônus para fazer qualquer coisa relacionada a isso, como fraudar um documento ou roubar uma bolsa. Todos os bônus e penalidades, pelo menos por enquanto, serão +2 e -2.
Os dados serão jogados por um personagem, depois o outro (ou a mestra), e quem tirar mais ganha. No 10 é um acerto crítico, 1 é erro automático, no empate a defesa prevalece.

No mais, a maioria dos desafios pode ser resolvida pela própria interpretação do personagem. Simples, certo?

Em caso de dano:

Punhos (Pessoa Fraca): 1D2 (1D4/2, no caso)
Punhos (Pessoa Forte): 1D4
Faca: 1D6
Pistola: 1D8

E por aí vai.

Se parecer que não está dando certo, é só bolarmos outro sistema com os dados.

MENSAGENS

O mais importante na hora de escrever é poder distinguir o que é o quê. Tem o off-game, o in-game, o que o personagem está fazendo, o que ele está falando e o lançamento do dado, quando tem.

Jeito errado de postar:

Mestra eu qro bater nele comofas? Meu perso vai dize - adeus kra foi bom ti conhece ele bate nele quebra o nariz dele e corre rsrsrs
FFFUUU pra você! Não escreva assim, NUNCA!
Ninguém precisa saber falar que nem 1800 e lá vai pedrada, mas não usem abreviaturas e gírias, pelamor.
Separem o jogo do offgame. E deixem dizer se acertou ou errou primeiro antes de partir pra próxima ação.

Jeito certo de postar:

Megan levantou os olhos de seu livro para o homem que lhe interpelava.
- Deixe-me em paz, seu patife! - Ela exclamou, fechando o livro com violência e levantando-se. - Já lhe disse que não me incomodasse mais!
Assim é um jeito mais livresco, e como mestra postarei assim, mas não é obrigatório. Também pode ser uma coisa mais roteirística:

Megan pára de ler e olha para a pessoa que lhe falava.
Megan: *Com raiva* Deixe-me em paz, seu patife! *Fecha o livro com violência e se levanta* Já lhe disse que não me incomodasse mais!
Os dois jeitos e suas variações são aceitáveis. Podem dividir o post usando quotes, cores diferentes, tracinhos, asteriscos. Não precisa ser todo mundo igual, só não deixem virar bumba meu boi de bêbado.

Outra coisa: Quando falarem com outro personagem de jogador, usem negrito no nome dele. Porque as pessoas tem mania de não ler o que as outras escrevem e o diálogo se perde :P

EXPERIÊNCIA

Como podem ter percebido, não existe uma barrinha de experiência. Isso não quer dizer que os personagens não vão evoluir. Faremos da seguinte maneira: O jogo está dividido por atos. Ao final de cada ato, todos irão "upar", ou seja, receber uma habilidade (e talvez alguma penalidade) de acordo com o que realizaram naquele ato. Se seu personagem aprendeu a usar uma arma naquele ato, ele receberá a habilidade correspondente. Se ele entrou em uma briga de faca em um lugar público, ele será reconhecido por um tempo e temido por aqueles que lembrarem do fato, o que afeta seu diálogo com pessoas que o reconhecerem.

Algumas penalidades podem ser apenas temporárias. Fofocas são esquecidas e doenças são curadas, mas algo mais drástico, como perder um braço em um terrível acidente (isola!) fica pra sempre. Pelo menos eu acho.

Quanto a dinheiro, é de cada um o gasto e o ganho. Os assalariados ganharão seu salário de tempos em tempos ingame.

Bem, acho que já expliquei o suficiente para dizer "eu avisei" pros desavisados. Certo? Qualquer dúvida pode ser sanada neste tópico, e podem preencher suas fichas com calma. Só começaremos quando todas as fichas estiverem nos conformes e todo mundo estiver organizado.



Última edição por metalgeisha em Dom Mar 06 2011, 22:40, editado 1 vez(es)

2Regras e Sistema Empty Re: Regras e Sistema Qua Mar 02 2011, 20:17

metalgeisha

metalgeisha

Fui lembrada de que talvez alguns não saibam usar o bbcode XD não é nenhum bicho de sete cabeças, ó:

QUOTE

Meu bumbum era fláaaacido...

Quote é aquela caixinha que aparece quando você vai citar alguém. Pra ficar só a moldurazinha, é só usar [ quote ] texto aqui [ /quote ], sem os espaços.

Ou você pode simplesmente apertar o botão com os balõezinhos, logo ali em cima.

Lembre-se: Em qualquer código, sempre termine com essa tagzinha que tem / na frente, senão não funciona!

LINHA

Essa coisa:




Que é aquele botãozinho do lado esquerdo do quote. O código é simplesmente [ hr ].

CORES

É aquele botão coloridinho ali em cima (duh), mas tem um número limitado de cores. Você pode usar também o
código da cor (com o # na frente).

Cinza: [ color = grey ] texto aqui [ /color ]
Rosinha Garotas Nerds: [ color = #e320b6 ] texto aqui [ /color ]

Às vezes dá uma maluquice que o post vai pra cima quando você aplica alguma coisa, ou o código vai parar ali embaixo fora de onde você queria colocar, mas é só arrumar.

Espero que tenha resolvido a maioria das dúvidas :B

3Regras e Sistema Empty Re: Regras e Sistema Qua Mar 02 2011, 22:18

metalgeisha

metalgeisha

Quanto a presença e comparecimento:

TURNOS E POSTAGEM

Em um RPG normal, as pessoas jogam no dado a iniciativa e assim é determinado qual vai ser a ordem das jogadas. Mas isso é quando estão todos na mesa jogando corrido. Jogar online, cada um em um canto, é outra coisa.

A idéia seria a mestra postar, daí cada um postar em ordem de chegada, e quando todo mundo já fez o que tinha que fazer, a mestra dar continuidade ao jogo. Porém, muitas vezes acontece de alguém sumir por uma semana e o jogo ficar travado porque não tem como ir à frente sem a ação dele.

Quando cada personagem está no seu canto, não é um drama quando alguém some. O problema é quando é preciso ir para o dia seguinte e a pessoa fica pra trás, sem ter agido.
Mas o pior mesmo é um ou mais personagens estão interagindo e um deles trava a cena.

Ninguém aqui vai postar desesperadamente de 5 em 5 minutos, e eu não vou deixar de esperar ninguém. Mas sejamos razoáveis: A não ser que algo tenha acontecido, um ou dois dias é mais que o suficiente pra alguém ser capaz de entrar na internet por alguns minutinhos. E é o que eu vou esperar, se necessário.

Se você vai se ausentar, se está em semana de provas, se alguém morreu, AVISE.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos